Os médicos consultores têm a obrigação de sugerir outro fornecedor se não puderem aceitar o encaminhamento?

A política exige que os médicos consultores acusem o recebimento de um encaminhamento em tempo hábil, com urgência, se necessário, mas no máximo 14 dias. O que a política quer dizer com “aviso de recebimento”? Uma confirmação permite que o prestador de cuidados com a saúde que o encaminhou saiba se o encaminhamento será aceito e, em caso afirmativo, qual é a data agendada ou real da consulta.

Não há necessidade de atender o paciente no prazo de 14 dias, apenas revisar a ficha e fechar o ciclo. Isto permite que o médico solicitante tome outras providências, se necessário. Quando os encaminhamentos não são reconhecidos, o atendimento pode ser significativamente atrasado. Isto é particularmente verdadeiro quando o encaminhamento se refere a um problema que está fora da jurisdição do médico consultor.
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Acusar prontamente o recebimento e fornecer uma resposta ao médico solicitante permitirá que o médico solicitante tome providências alternativas, em vez de esperar dias ou semanas para saber que deve iniciar o processo novamente com outro prestador. Também tem a vantagem de permitir que os consultores concentrem a sua atenção nas referências que se enquadram na sua especialidade, em vez de permitir que as referências que não se enquadram na sua especialização se acumulem.