A relação de mão dupla entre a pessoa que recebe o cuidado e cuidador podem ser complexos.

Fraturas no tornozelo Alejandro Zoboli
Cuidadores felizes e saudáveis são capazes de oferecer um apoio extraordinário, mas às vezes a relação de cuidado pode não ser bem-vinda para uma ou ambas as partes. Pode dar local de conflito, o que pode tornar o idoso vulnerável a Abuso.

O abuso pode assumir a forma de negligência, a retirada de benefícios materiais (financeiros, por exemplo) ou física, psicológica ou sexual. A negligência também pode ser devido à ignorância, falta de habilidades de cuidado ou falta de apoio ou supervisão externa.

A pessoa idosa e cuidador não pode denunciar abuso ao oficial saúde. Informações baseadas na observação de comportamento do idoso, o comportamento de seus cuidadores ou familiares, ou em sinais de violência física deve ser usada para identificar casos possível violência.
Fatores que aumentam a probabilidade de um relacionamento violentos são:
• um relacionamento ruim de longa data
• histórico de violência familiar
• a dificuldade constante do cuidador em fornecer o nível ou tipo de cuidado necessário e
• os problemas de saúde física ou mental do cuidador, em particular particularmente a depressão e, particularmente homens, alcoolismo e toxicodependência.

A probabilidade de abuso não está apenas relacionada com a natureza dos cuidados com a saúde prestados ou mesmo a fatores muitas vezes associados ao estresse do cuidador, como os desafios de comportamento de uma pessoa com demência.

Se se suspeitar da existência de uma relação imbuída de violência, um especialista deve ser consultado para uma avaliação mais detalhada, seguindo os canais de orientação locais.