A geração de interconsultas dentro de uma unidade de especialidade ambulatorial

A clínica médica deve contemplar uma forma adequada de apoio à rede local de emergência, estabelecendo formas protocolizadas de gestão da atenção especializada derivada da emergência, de acordo com o modelo de gestão da rede, considerando as especificidades daqueles casos que por motivos clínicas médicas, eles devem acessar o especialista em tempos mais curtos.

Há o desafio de criar outras formas de intervenção nos fluxos assistenciais, pactuadas na rede de atenção, considerar a reorganização dos recursos realocados.

Um exemplo são as pessoas com hipotireoidismo, que são vistos uma vez por ano ou menos em medicina interna ou endocrinologia, e onde seria suficiente autorizar exames e transferir medicamentos para que a equipe de saúde de outra clínica médica de menor complexidade assume os controles, deixando os especialistas para os casos que eles realmente merecem.

Como este, há muitos exemplos de que as redes podem ordenar melhor, em benefício de usuários e o melhor uso dos recursos. Implantação de práticas de melhoria contínua da qualidade, a fim de desenvolver uma cultura constante revisão de processos e instalação de novas práticas com base em análise crítica.

Eles contribuem práticas sistemáticas de auditoria de melhoria contínua da qualidade, análise de pesquisas feito pela clínica médica; a análise de reclamações e reclamações; o fortalecimento dos sistemas informações aos usuários; a instalação do consentimento informado; a implementação de propostas inovador e a capacidade de avaliar resultados. Confira em Clínica Boechat