Aprendizagem Combinada e Híbrida

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Learning previu que a abordagem combinada provavelmente emergirá como o
modelo predominante de instrução e se tornam muito mais comuns do que seja
instrução convencional, puramente presencial em sala de aula ou instrução feita
inteiramente on-line (Watson, 2008).
Os termos – aprendizagem combinada e aprendizagem híbrida são usados de
forma intercambiável e sem uma definição precisa amplamente aceita.
Estudiosos descreveram os sistemas de aprendizagem combinada como uma
combinação de instrução presencial e instrução mediada por computador. O
estudo de 2003 forneceu mais detalhes, definindo o blended learning como um
“curso que é um curso on-line e presencial. Uma proporção substancial do
conteúdo é entregue on-line, normalmente usa discussões on-line, normalmente
tem algumas reuniões presenciais”. Horn e Staker (2010) definiram o blended
learning como “sempre que um aluno aprende, pelo menos em parte, de forma
supervisionada longe de casa e pelo menos em parte através entrega on-line
com algum elemento de controle do aluno sobre tempo, lugar, caminho e/ou
ritmo”.
As abordagens combinadas não eliminam a necessidade de um instrutor e
geralmente não geram economia de custos como ofertas puramente on-line faz.
Para justificar o tempo e os custos adicionais necessários para desenvolver e
implementando o aprendizado misto, os formuladores de políticas querem
evidências de que a aprendizagem combinada é tão eficaz quanto, e mais eficaz
do que a instrução presencial tradicional.